Notícias

Home / Notícias

Casinha de Cultura - Identidade cultural e cultura da criança

Por , 06 Jul 21  -  Sem categoria

Durante a história da humanidade, os povos de cada região do planeta desenvolveram uma cultura própria, fruto da convivência entre as pessoas e a natureza de sua região. O encontro com outros povos possibilitava a troca de produtos e experiências, mas cada povo possuía características próprias que eram a sua identidade. Em tempos de guerra, os conquistadores se encarregavam de destruir a cultura dos vencidos e impor sua língua e seus valores. A identidade cultural de um povo era a sua força de resistência.

A história brasileira também seguiu esse caminho. A nossa cultura é formada pelo encontro e pela mistura de diferentes povos. Temos uma cultura Popular variada, onde cada comunidade desenvolveu a sua maneira de cantar, dançar, cozinhar, falar e brincar. No entanto, essa riqueza está seriamente ameaçada pela chegada das tecnologias. Ao mesmo tempo em que possibilita o acesso a informações e comunicação, até pouco tempo inimagináveis para os moradores de algumas comunidades, as novas tecnologias eletrônicas são canais de invasão cultural e imposição de desejos e valores totalmente estranhos às suas realidades.

Quando uma gente simples perde sua referência cultural, ela perde também o sentido de sua vida, a sua força interior, e passa a ser apenas uma sombra do passado ou uma caricatura de outras culturas. Por outro lado, quando as pessoas se reconhecem e descobrem o valor da própria cultura, elas são movidas em direção ao encontro e ao trabalho coletivo para a melhoria e a transformação de sua comunidade. A identidade cultural promove também o crescimento individual com o fortalecimento da alegria, da confiança e da autoestima de cada cidadão. Por isso, é de grande importância a criação de movimentos que valorizem a cultura própria de cada comunidade e ajude no fortalecimento de sua identidade cultural.

Pensando nisso, a ASCOMED desenvolve a tecnologia social Casinha de Cultura. Um espaço de encontro e convivência inclusivo, que respeita a diversidade, que propicia a interlocução e ação conjunta, valoriza o brincar, estimula a autoestima, por meio da valorização da cultura local e aproximação entre gerações. A sua intenção é contribuir para que a criança tenha seu direito de viver a infância em plenitude e valorizar as famílias em seus saberes locais para que a troca de experiências entre as gerações aconteça de maneira natural e harmoniosa, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

A Cultura da Criança é o conjunto dos brinquedos, brincadeiras, histórias e cantigas que as próprias crianças inventam, elegem e recriam no seu convívio do dia a dia e em liberdade. A variedade de gestos e movimentos do repertório das brincadeiras da Cultura da Criança permite a cada criança encontrar aquela que mais lhe agrada. Pela própria natureza, a brincadeira vai se tornando gradativamente mais desafiadora e novas regras vão surgindo. A recriação é constante e a criança vai se descobrindo e desenvolvendo sua relação com o mundo. No brincar, estão presentes as várias etapas necessárias ao desenvolvimento motor, social, do raciocínio e da sensibilidade do “Ser Humano ainda Criança”. Os movimentos da infância são comuns às crianças de todos os tempos e lugares, mas a forma dos brinquedos e das brincadeiras pertence a cada lugarzinho onde eles acontecem.

Para realização das atividades da Casinha de Cultura é fundamental uma parceria real com a comunidade, respeitando e valorizando a força e a beleza das culturas originais. À medida que as pessoas percebem e valorizam a sua maneira de ser, uma grande transformação se inicia. Elas descobrem que o seu lugar é especial, que há potencialidades que podem ser utilizadas para o bem comum e promover uma transformação positiva e a melhoria de condições de vida de sua comunidade recuperando a autoestima e a alegria.

O espaço interno e externo da Casinha é preparado para receber um público diversificado, de crianças a adultos. Brincadeiras e construção de brinquedos acontecem com o objetivo de incentivar o espírito criativo e construtor dos meninos, meninas e adultos, respeitando o tempo de cada um. São disponibilizados materiais diversos, incluindo recicláveis e os encontrados na natureza (folhas, gravetos, pedras etc).

O Cantinho dos Sonhos é uma pequena biblioteca que faz parte da Casinha de Cultura e se dedica ao acesso e incentivo à leitura, como também ao registro, produção e divulgação de conhecimento e da vida da comunidade. Ações itinerantes também são realizadas de modo a alcançar grupos e comunidades onde não há a Casinha de Cultura como um espaço físico. Assim, os acervos e ações da tecnologia são levados a locais abertos ou em outros ambientes como escolas, igrejas, salões comunitários. Eventos que fazem sentido para a comunidade por serem inspirados em algo que é parte da história ou prática local, são realizados e contam com a participação das pessoas no processo de preparação.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação