Notícias

Home / Notícias

O esporte como ferramenta de transformação social

Por , 06 Jul 21  -  Sem categoria

Os esportes têm sido cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças, adolescentes e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros colegas, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, essa junção cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros. É uma forma de desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O impacto produzido pela irrupção da pandemia evidenciou o poder que o esporte tem para transformar vidas e, especialmente neste momento, contribuir de maneira positiva com a saúde mental das pessoas. O isolamento obrigatório e auto imposto revelou, com singular evidência, a importância da atividade física, do exercício e dos hábitos saudáveis para manter uma vida sadia, no equilíbrio físico, intelectual e emocional.

Diante desde cenário e com a suspensão de todas as atividades esportivas presenciais, a ASCOMED, com a dedicação do professor Guilherme Santos, faixa preta em karatê – 5º Dan, vem se destacando em parceira com a Seleção Medinense nos torneios de Artes Marciais Virtuais (Kata e Kumite), incentivando crianças, adolescentes, jovens e adultos a fortalecerem a prática esportiva, mesmo em tempo de pandemia.

Desde abril de 2020, nossos atletas iniciaram seus treinamentos e participação em campeonatos virtuais de nível regional, estadual, nacional e internacional, com participação de 5 países.

Principais campeonatos:

  • Copa Brasil de Karatê em 2020, a Seleção medinense ficou em 5º lugar na classificação Geral;
  • Copa Open Goiás de Karatê-Do, Nível Nacional - Classificação: 3º lugar geral;
  •  I, II e III etapa do Circuito Mineiro de Karatê Virtual, em 2020, no ranking geral, classificou-se, respectivamente como Campeã Geral, 2º lugar geral e 4º lugar geral;
  • I Copa SICOOBCOPERMEC Karatê (kata) virtual 2020 – Classificação: Vice-campeã geral;
  • I Copa do Mundo Aberta de karatê (Shiai e Kata) virtual - Classificação: Vice-campeã geral;
  • Copa Kohai de Karatê em 2021, Nível Nacional, classificou-se em 5º lugar geral;
  • No 1° CAMPEONATO INTERNACIONAL ABERTO DE KARATÊ VIRTUAL – 2021, destacamos os seguintes atletas:

# Dhullya Emanuelle (1º lugar - Kata e Kumite)

# Isaac Ferreira (1º lugar em Kumite/ 3º lugar em Kata);

# Caio Daniel (1º lugar em kata e kumite);

# Beatriz Rodrigues (1º lugar em kata e kumite)

# Guilherme Santos (3º Lugar em kata/ 1º lugar em Kobudo);

# José Miguel (1º lugar em kata e kumite);

Premiação: 06 medalhas de ouro 02 medalhas de bronze.

Para maiores informações consulte: http://www.campeonato.online

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação