Notícias

Home / Notícias

REJUDES – Juventude Ativa

Por , 06 Jul 21  -  Sem categoria

A juventude é um conceito, é uma construção histórica e social e não somente uma condição etária e parte de um determinado ciclo que compreende a fase entre a infância e a maturidade, mesmo que essa definição etária seja controversa. No Brasil segundo o Estatuto da Juventude, é jovem o cidadão com idade entre 15 e 29 anos, para a Organização das Nações Unidas (ONU) a juventude compreende a faixa etária entre 15 e 24 anos existindo nesse meio um debate, principalmente no tocante às políticas públicas, que traça dois momentos do período de vida amplamente denominado juventude; um a adolescência que corresponde à primeira fase tomando como referência o que está estabelecido pelo ECA, que vai dos 12 aos 17 anos; e o outro momento a juventude propriamente dita.

As questões relativas aos processos e dificuldades de inclusão no mundo social vividos pelos jovens que se encontram num momento de construção dos seus espaços e modos de inserção, formação e preparação para uma vida adulta geram impasses e indagações que refletem no modo como estes estabelecem as relações de socialização com o outro e com o mundo em que vivem. É nessa fase da vida que surgem os dilemas, que se apresentam como desafios e interferem nos seus comportamentos e na maneira de pensar e agir. É nesse contexto que há uma explosão de novos conceitos, e os jovens se deparam com grandes impasses ao buscarem se firmar na sociedade e garantir seus direitos de serem ouvidos e respeitados na busca dos seus sonhos e projetos de vida.

Buscando minimizar essa questão, a ASCOMED, em parceria com o ChildFund Brasil desenvolve projetos para as juventudes  na tentativa de não somente compreender a relação desses jovens com a família, trabalho, educação, como também seu envolvimento com questões sociais e políticas e a partir daí propor alternativas que possam vir a fortalecer os jovens como sujeitos de direito, oferecendo possibilidades nesse período que antecede a vida adulta.

O grupo JUPROD – Jovens Unidos Protetores de Direitos é constituído por jovens atendidos pela ASCOMED e está vinculado a REJUDES – Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais. A REJUDES é um projeto apoiado pelo ChildFund Brasil, que reúne jovens espalhados por todo o território brasileiro, que buscam ter voz e visibilidade em suas comunidades em favor dos seus direitos sociais. É um espaço onde as juventudes são protagonistas e não apenas participantes das atividades dos projetos.

A missão da rede é contribuir para o desenvolvimento das juventudes, fomentando a participação autentica em busca da defesa de seus direitos sociais através das metodologias e diversas formas de expressões artísticas, esportivas e culturais.

Os pilares de sustentação da REJUDES são:

Desenvolvimento pessoal - Contribuir para o crescimento de cada jovem em várias dimensões como: Habilidades sociais e interpessoais, Habilidades cognitivas, Habilidades para trabalhar as emoções.

Desenvolvimento Sócio Político - Fomentar a participação autentica nos espaços das organizações da sociedade civil e do poder público. A participação juvenil é compreendida a partir da inclusão dos jovens como pessoas ativas, livres, responsáveis e dignas de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais.

Desenvolvimento Holístico - Despertar nas juventudes a interação com a vida na sua totalidade, em suas dimensões: o Corpo, a alma e espírito. Entendendo que estas dimensões comungam em um sistema completo ao reverenciar a vida. Esta é a expressão de quem cultiva o ser holístico.

Atualmente a ASCOMED tem 344 jovens de 15 a 24 anos inscritas no seu sistema de apadrinhamento. O grupo local, denominado Comitê Local, elege seus representantes, sendo 02 titulares e 02 suplentes, buscando sempre a paridade de gênero. Os representantes que formam os comitês são eleitos pelos jovens e estão autorizados a falar em nome de todos, levando a posição do grupo por onde passam. Todos os anos acontecem os Encontros Nacionais em diferentes cidades do Brasil e conta com a participação de jovens e facilitadores de cada organização parceira do ChildFund Brasil. É um grande encontro para trocas, aprendizados e diálogos sobre temas diversos, como cultura, sustentabilidade e meio ambiente, diversidade e igualdade, direitos humanos, agenda 2030 e empreendedorismo.

Em 2020 o 5º Encontro Nacional da Rejudes foi diretamente impactado pela pandemia da Covid-19. O encontro foi realizado de forma remota, através da plataforma Zoom e discutiu a Agenda 2030 e a busca de caminhos para o desenvolvimento sustentável.

 

Compartilhe nas redes sociais

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação