Notícias

Home / Notícias

Terapia Comunitária Integrativa – Importante espaço de acolhimento em tempos de isolamento social

Por , 06 Jul 21  -  Sem categoria

O mundo está vivendo um dos maiores impasses em toda a sua história social, política, econômica e na área da saúde. A Covid-19 deu início a uma grande e devastadora pandemia atingindo a todos sem distinguir classe, raça e status.

Mediante os impactos da Covid-19, muitos estão com dificuldade de manter o bem-estar neste momento, já que a mudança brusca nas rotinas e a necessidade de cumprir os protocolos de distanciamento influenciam consideravelmente o convívio social. Como somos seres sociais, a adequação ao “novo normal” representa um grande desafio para remodelar o comportamento sem afetar as emoções. Assim, surgiu uma nova era no mundo virtual onde os empregos são através da internet e do Home Office. O mundo teve que se adaptar ao novo contexto com diferentes regras de convivência.

A saudade do mundo de antes, do contato físico acompanhado de beijos e abraços que não traziam o temor e o medo, as festas de aniversários, dos almoços e reuniões familiares cresce gradativamente e tudo isso teve que dar lugar ao distanciamento social, necessário para conter a propagação do inimigo invisível e pouco conhecido.

Muito se tem discutido sobre o impacto de tal medida em outras dimensões sociais, como na economia. Contudo, é necessário considerar também a dimensão da saúde mental das pessoas nesse novo contexto, uma vez que a medida do distanciamento e do isolamento social afeta aspectos e comportamentos com os quais estávamos acostumados. A distância e o isolamento que precisaram adotar, podem ter consequências negativas para saúde mental dos indivíduos. Esse impacto pode ser agravado, ainda, pelas perdas de entes queridos e incertezas socioeconômicas que se intensificam em um momento de crise humanitária.

Diante disso, nesses tempos de isolamento e distanciamento social, as rodas de Terapia Comunitária Integrativa, que sempre tiveram um caráter essencialmente grupal e presencial, assumiram espaço das redes de conectividade. Passaram a ser realizadas de forma on-line, sem perder a característica da grupalidade e os benefícios que propicia. 

A terapia comunitária tornou-se uma importante ferramenta de apoio social, com foco nos cuidados em saúde mental, que proporciona um espaço de acolhimento e partilha de sentimentos e experiências de vida, onde os recursos e competências das pessoas são mobilizados por meio da ação do próprio grupo, promovendo a construção de redes sociais que podem contribuir para um melhor enfrentamento da situação de saúde dos participantes.

A TCI (Terapia Comunitária Integrativa) é um espaço de palavra, de escuta, de troca e de vínculo estruturado por regras precisas, permitindo, a partir de uma situação problema, emergir um conjunto de estratégias de enfrentamento para as inquietações cotidianas, num clima de amorosidade e liberdade, protegidos julgamentos e manipulação. A terapia comunitária melhora a autoestima, fortalece a resiliência e o empoderamento, cria e fortalece vínculos, possibilita o sentido de pertencimento a uma rede de solidariedade. Contribui para que cada indivíduo redescubra seus valores e potenciais, tornando-se sujeito da sua própria história, além de despertar em cada pessoa o sentimento de pertencimento, valorizando suas raízes culturais.

Para saber como participar das nossas rodas de terapia on-line, entre em contato conosco pelo telefone ou whatsapp: 33 9 8411 4661.

 

Compartilhe nas redes sociais

Veja também

06 Jul 21

O poder da água pura

06 Jul 21

A fome não pode esperar

06 Jul 21

O esporte como ferramenta de transformação social

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação