Tecnologias Sociais

Home / Programas / Primeira Infância Saudável e Protegida / Tecnologias Sociais

Tecnologias sociais e atividades para faixa etária 0-6 anos: 

Terapia Comunitária Integrativa: É um instrumento de construção de redes solidárias, fundamentado em cinco eixos: pensamento sistêmico, teoria da comunicação, antropologia cultural, pedagogia de Paulo Freire e a resiliência. A metodologia apresenta uma proposta de intervenção psicossocial que tem como objetivos primordiais mobilizar os recursos pessoais e culturais, estabelecer e fortalecer vínculos entre as pessoas.

Casinha de Cultura – Identidade Cultural: Envolve a criança, o adolescente, o jovem e suas famílias no resgate e na valorização da história e da cultura local. Possibilita buscar e reviver práticas prazerosas e tradições culturais, tais como músicas, danças, artesanatos, brincadeiras, jogos, contos, histórias, festividades e grupos culturais. Promove o desenvolvimento social, cognitivo e emocional. A convivência entre gerações, uma característica dessa tecnologia social, é fundamental para fortalecer as relações e os vínculos familiares e comunitários. É notório que a descoberta pelos membros da comunidade da riqueza da cultura local cria e fortalece o orgulho de sua origem, reforça a identidade coletiva e individual.

Bons tratos em família: é um conjunto de ferramentas que busca ajudar as famílias e encontrar-se de uma maneira especial, descobrir e pensar juntos as histórias familiares, conhecer-se melhor, desenvolver habilidades de comunicação, encontrar novas formas de expressar afeto, aprender a valorizar a singularidade de cada integrante, construindo dia a dia, a cultura dos bons-tratos.

Animador Comunitário – Participação Voluntária: Tem por objetivo capacitar voluntários – pais, mães e jovens – chamados de Animadores Comunitários, de forma participativa e por meio de vivências, procurando maximizar o potencial de liderança para atuarem em suas comunidades. Os animadores são pessoas que se dedicam a ajudar voluntariamente outras famílias, tornando-se agentes de transformação à medida que contribuem para a construção de uma comunidade melhor para se viver. A base auxiliar das ações do Animador Comunitário são os ODS, buscando o Desenvolvimento de Competências e Habilidades nas crianças e suas famílias, através de olhares amplos do cuidado positivo e da não violência, buscando a melhoria no bem estar das famílias.

 

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação

© 2020 ASCOMED