Notícias

Home / Notícias

Apadrinhamento: Um ato de amor

Por , 06 Jul 21  -  Sem categoria

Desde o ano de 1989 a ASCOMED em parceria com o ChildFund Brasil atua no município de Medina, desenvolvendo programas e projetos sociais, contribuindo para que crianças, adolescentes, jovens e  famílias em situação de risco social possam exercer o seu direito à cidadania. Atualmente, temos inscritas no nosso sistema de apadrinhamento 1.102 famílias nos município de Medina e Comercinho, e 1.615 crianças, adolescentes e jovens, entre 0-24 anos.

O termo “apadrinhar” pode sugerir diferentes representações em diferentes contextos e culturas. Apesar disso e de suas origens, a representação talvez mais conhecida e popularmente aceita seja aquela em que alguém assume o compromisso de amparar um indivíduo ou uma família, oferecendo espontânea e gratuitamente seu amor, cuidado e serviço. Nessa relação de apadrinhamento, o padrinho é visto como um segundo pai que participa da vida de seu afilhado de maneira muito ativa e presente, buscando não só suprir-lhe as necessidades, como também e principalmente, conduzir-lhe pelo caminho do bem através de suas palavras de ânimo e aconselhamento. Conhecer essas representações e trazê-las para o nosso contexto, coloca bastante sentido e gratificação em todo o esforço que aplicamos no exercício das nossas funções. Graças à estrutura e aos processos que gerenciamos em nossa organização podemos dar lugar e espaço para que a relação de apadrinhamento aconteça em sua forma mais bonita e original entre doadores e crianças.

O apadrinhamento é uma das formas mais doces de contribuir com a construção de um mundo melhor e mudar a vida de uma criança. A sua ajuda é um gesto de carinho e leva esperança para muitas crianças e suas famílias. Quando você apadrinha uma criança, a transformação ocorre na comunidade inteira onde ela vive. Isso porque a sua contribuição é investida em programas e projetos sociais de acordo com as necessidades da comunidade assistida.

O padrinho é um doador (pessoa física ou jurídica) que realiza contribuições mensais para o desenvolvimento de programas sociais nas comunidades onde atuamos. Ele pode ser brasileiro ou estrangeiro e ter um ou mais afilhados conforme seu desejo. Além de suas mensalidades, o padrinho ainda pode enviar presentes em dinheiro, trocar correspondências e visitar seu afilhado com o agendamento e supervisão do ChildFund Brasil e da ASCOMED. Todo contato e relacionamento do padrinho acontece através do escritório do ChildFund Brasil  e não diretamente com a organização ou família/criança assistida.

Nós acreditamos que os padrinhos exercem papéis importantes não só como um patrocinador financeiro indispensável, mas também como um mentor que acrescenta e potencializa o desenvolvimento da criança como um todo.

Na organização, quem monitora o relacionamento entre padrinhos e apadrinhados é o setor de VCP – Vínculo Criança Padrinho. Um dos principais objetivos deste setor é manter a conexão entre eles. O contato pode acontecer através de cartas, desenhos, fotos, ligações telefônicas e visitas previamente agendadas, para que ambos possam se conhecer e construir laços de amizade e carinho.

Através da correspondência (cartas) as crianças desenvolvem habilidades motoras, criam memórias afetivas duradouras, aprofundam o relacionamento com seus padrinhos, têm a oportunidade de eternizar as palavras e o relacionamento construído genuinamente através deste ato. Assim, o padrinho acompanha o desenvolvimento da criança apadrinhada e contribui de forma positiva na sua vida, de sua família e sua comunidade.  

Todos os meios de comunicação são monitorados pela organização e pelo ChildFund Brasil para manter a proteção e evitar que a troca de  informações  deixem a criança vulnerável. As cartas são enviadas ao escritório nacional, onde são lidas e traduzidas para o idioma do padrinho (caso seja estrangeiro). Posteriormente, são enviadas junto com a tradução ao seu destinatário. As cartas são respondidas e enviadas passando pelo mesmo processo, até chegar à organização novamente. 

Anualmente, ocorrem os processos de CPR - Relatório Anual de Progresso da Criança e o CVS - Sistema de Verificação da Criança a fim de comprovar a  nossa promessa ao padrinho e comprovar que a criança existe, que participou das atividades e os benefícios que a criança recebeu ao participar de ações que apoiam o seu desenvolvimento. Além do acompanhamento em relação à sua saúde e desenvolvimento escolar.

Ao apadrinhar, você assume o compromisso de contribuir mensalmente para investir na vida de crianças que tanto precisam. O dinheiro do apadrinhamento não vai diretamente para a família, ele é usado para financiar projetos e atividades de desenvolvimento social da organização.

Se você tem interesse em se tornar um padrinho ou madrinha e quiser contribuir para transformar a vida de uma criança, entre em contato conosco Childfund Brasil pelo telefone 0300 313 2003 ou ligue no telefone 33 3753 1136 e fale conosco.

 

Compartilhe nas redes sociais

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação