Notícias

Home / Notícias

A fome não pode esperar

Por , 06 Jul 21  -  Sem categoria

Situações de emergência e crises humanitárias, como é o caso da atual pandemia de COVID-19, tendem a aumentar a vulnerabilidade de crianças e adolescentes às situações de violência e insegurança, sem falar na fome e na falta de acesso aos direitos fundamentais. Isso é particularmente preocupante entre os grupos que já se encontravam em condição de vulnerabilidade devido a outros fatores.

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas a pandemia do novo coronavírus, que matou mais de 3 milhões de pessoas no mundo, afetou de modo desproporcional aqueles que já viviam um contexto de vulnerabilidade. A pandemia dobrou o número de pessoas com insegurança alimentar aguda no mundo. O total saltou de 135 milhões de pessoas em 2019 para 270 milhões em 2020. Uma alta de 82% na comparação com o dado anterior à covid-19.

Desde o início da pandemia causada pelo Covid-19, muitas famílias tiveram que enfrentar uma difícil escolha: ficar em casa e correr o risco de passar fome ou sair de casa e arriscar se infectar.  Isso agravou a fome no Brasil e quem mais sofre com isso são as crianças, adolescentes e os jovens. Muitos deles, em situação de pobreza, dependiam das escolas para se alimentar. Essa desordem social interfere diretamente no desenvolvimento delas hoje e no futuro também.

Diante disso, nossas preocupações aumentaram conforme a crise econômica provocada pela pandemia se aprofundava. Desde abril de 2020, promovemos uma ação humanitária emergencial em parceria com o ChildFund Brasil para apoiar crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade nas cidades de Comercinho e Medina.

Com o intuito de diminuir o impacto causado pela pandemia na vida das famílias inscritas na organização, a ASCOMED realizou a entrega dos kits “Nem vírus, nem fome: Compaixão”, com itens alimentícios e de higiene para 1.102 famílias. Em 2020, foram distribuídos 2.947 kits de alimentação e o mesmo número de kits de higiene. Isso equivale a aproximadamente 53 toneladas de alimentos distribuídos.

Além desta ação para garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, a ASCOMED também realiza divulgação de informações sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) utilizando suas redes sociais (Whatsapp, Intagram e Facebook).  Os informativos disponibilizam informações sobre prevenção e combate à covid-19, explicações sobre o vírus, sintomas e forma de transmissão, além de dicas de como evitar o contágio para si e para os outros.

Atuamos também na Campanha Vencendo Juntos em parceria com a REMS – Rede Esporte pela Mudança Social e o Instituto Reação. A campanha é um movimento voluntário que reúne atletas embaixadores (Bernardinho, Daiane dos Santos, Diego Ribas, Flávio Canto, Gabriel Medina, Guga Kuerten, Hortência, Lars Grael e Rodrigo Nogueira Minotauro), empresas e organizações não governamentais para estar ao lado dos mais vulneráveis e lutar contra a fome durante a pandemia da Covid-19.

Em parceria com o Instituto Reação, a ASCOMED realizou a entrega de 372 cartões alimentação, com recargas mensais de R$ 100,00, durante 3 meses consecutivos. Esta ação, atendeu 372 família em situação de vulnerabilidade social e movimentou R$ 111.600,00 dentro do município de Medina, o que é de extrema importância para o fortalecimento do comércio local, contribuindo para geração de empregos e estimulando a circulação de renda, principalmente neste cenário de crise que a pandemia impõe.

 

Compartilhe nas redes sociais

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação