Home / Notícias
Por , 06 Jul 21 - Sem categoria
Encenar é uma arte que retoma a tempos mais distantes do que costumamos imaginar. Nos rituais primitivos da humanidade (aproximadamente há 30 mil anos) os povos já utilizavam a encenação como uma maneira de contar histórias.
Historiadores, antropólogos e estudiosos defendem que o surgimento do teatro retoma aos tempos mais primitivos da humanidade. Encenações de dança, colheita, morte, cultos a deuses eram algumas das histórias contadas por meio da encenação. Dessa forma, conhecimentos eram passados e, a evolução e sobrevivência dos povos primitivos assegurada. Mas o termo teatro e todas as suas ideias remetem ao Século IV, na Grécia Antiga. Quem nunca ouviu falar das tragédias gregas e de suas obras cômicas. Ou mesmo das histórias dos grandes heróis que transmitiam conhecimento, estimulava a reflexão e influenciava diretamente na sociedade.
O teatro é uma maneira lúdica de estimular o conhecimento, comunicação, criatividade e responsabilidade. Permite que crianças e jovens desenvolvam sua consciência individual e social ao encaminhar-se para a vida adulta. Ajuda a ter responsabilidade e comprometimento, afinal, ensaios, preparações trabalho em equipe são requisitos para a formação de atores, e são os passos responsáveis para transmitir a mensagem ao público presente.
A interação entre as crianças e jovens por meio desta arte proporciona o desenvolvimento de novas amizades e a elevação do autoconhecimento. Crianças que experimentam se conhecer são capazes de estabelecer relações positivas e desenvolverem sua autoestima. Outro grande benefício é o desenvolvimento da capacidade de comunicação. Por mais clara que seja a necessidade de comunicação, muitos adultos enfrentam dificuldades por não tê-la desenvolvido.
Em virtude disso, a ASCOMED oferta oficinas de teatro para crianças, adolescentes e jovens desde o ano de 2003 com a formação do GMTV – Grupo de Teatro Meninos do Vale.
O grupo foi fundado em 15 de junho de 2003 e trata-se de uma ramificação do programa Casinha de Cultura da ASCOMED. O projeto iniciou-se através da iniciativa das educadoras sociais da época, Marineide e Ana Maria, e da voluntária Liliane Ramos. Contou ainda com a ajuda de jovens inscritos na organização.
Cristina Gonçalves de Aguilar iniciou sua trajetória como diretora do grupo em 2006, permanecendo até os dias atuais. Ela é autora dos principais espetáculos do “Meninos do Vale”.
A História do nome:
Na época, a diretora do grupo, Liliane Ramos, chamava os componentes do grupo de “os meninos”, e dizia: “fala com os meninos que tem ensaio... fala com os meninos que tem reunião”. Meninos pra lá, meninos pra cá, decidiu-se então que o grupo deveria chamar-se “Grupo Meninos”, e sendo do Vale do Jequitinhonha, a turma batizada de: Grupo de Teatro Meninos do Vale.
A maioria dos componentes do Grupo Meninos do Vale já marcaram presença nos principais eventos culturais que acontecem no Vale do Jequitinhonha, merecendo destaque algumas edições do Festivale, Festeje e Fest Água. O grupo orgulha-se ainda de ser o último campeão, segundo o júri do IV Festeje (Festival de Teatro do Vale do Jequitinhonha), realizado na cidade de Divisópolis (MG), em janeiro de 2007. Conseguiram ainda o troféu de melhor direção, conferido a nossa diretora Cristina Gonçalves de Aguilar, melhor maquiagem e melhor ator para Daniel Francisco Alves no espetáculo “O Vaqueiro que não sabia mentir”, uma adaptação do autor Ricardo Azevedo.
O “fazer teatro” tem sido uma riquíssima fonte de alegria e energia, cada oficina uma novidade, cada novidade um aprendizado, cada aprendizado uma viagem e em cada viagem a certeza de que somos e continuaremos sendo eternos aprendizes.
A ASCOMED faz um agradecimento especial a todos os meninos e meninas que passaram pelo GTMV ao longo dos seus 18 anos de existência. Foram muitas histórias a aprendizados construídos.
FAZEMOS TEATRO POR ACREDITAR QUE ESTA É A ARTE DE INTERPRETAR A VIDA!
06 Jul 21
06 Jul 21