Tecnologias Sociais

Home / Programas / Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes / Tecnologias Sociais

Olhares em Foco: Utilizando a fotografia participativa como instrumento de debate e reflexão sobre as problemáticas comunitárias, essa ação fomenta nos jovens o protagonismo em prol do bem-estar coletivo. Pelo registro das imagens, eles debatem sobre direitos, aspectos da cidadania e a identidade cultural dos contextos em que vivem.

Aflatoun – Educação Social e Financeira: Ajuda as crianças e adolescentes a pensar de forma crítica sobre direitos e deveres, bem como a obter conhecimentos financeiros e capacidades que lhes permitam fazer melhor uso dos recursos. A educação social lhes ensina cidadania responsável e faz com que sintam a necessidade de conhecer e de se envolverem nas questões sociais que os afetam. A educação financeira lhes fornece instrumentos de poupança, orçamentos e participação em empreendimentos.

Claves – Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis: Trata a prevenção de maus tratos e violência sexual na infância e adolescência, além da promoção de bons tratos na família. A partir de uma abordagem lúdica e participativa, o CLAVES promove a redução da situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes por meio do desenvolvimento do fortalecimento pessoal, familiar e comunitário. 

Luta pela Paz: Oficinas de Karatê, Capoeira e desenvolvimento pessoal. Tem como objetivo dar suporte aos adolescentes e jovens para desenvolverem seus potenciais e promoverem as mudanças que os farão verdadeiros campeões na vida. Além disso, ajudar na disciplina, respeito, autocontrole, sensação de pertencimento e autoestima.

Oficinas de teatro: A oficina propõe, através de exercícios e jogos teatrais trabalhar a imaginação, a relação consigo e com o próximo, a palavra dita e não dita, a linguagem corpórea, entre outros, objetivando aos alunos tomarem consciência do poder da expressão através da palavra e do corpo, enxergando dentro de si os artifícios para a relação social sem bloqueios.

Aulas de violão: Pesquisas sugerem que tocar um instrumento musical regularmente altera o formato e a potência do cérebro e que a música pode ser usada como uma terapia para melhorar as capacidades cognitivas. Se você aprende a tocar um instrumento musical, as partes do seu cérebro que controlam suas habilidades motoras (por exemplo, para trabalhos manuais, nadar, correr, etc.), a capacidade de escuta, de guardar informação musical e a memória se tornam cada vez maiores e mais ativas. Entre outros benefícios, estão: aumenta sua capacidade de memorização, melhora suas habilidades de gestão do tempo e organização, melhora suas habilidades de trabalho em equipe e socialização, te expõe a diversas culturas, melhora a sua concentração e foco, incentiva a auto expressão e alivia o estresse e a ansiedade.

Artesanato: O trabalho manual é uma forma de meditação. Atividades como tricô, crochê, bordados e colagem, em geral, são minuciosas e, de alguma forma, exigem que você pratique a atenção plena. Entre outros benefícios da prática do artesanato, estão: expressão de sentimentos (toda atividade que envolve criação é uma ótima maneira de expressar seus sentimentos), exercício mental e coordenação motora, estímulo de criatividade, tratamento de transtornos psicológicos, tratamento de doenças crônicas, etc. 

 

 

Ajude a transformar o futuro de crianças e famílias!

Faça uma doação

© 2020 ASCOMED